sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA UPP DA BAIXADA É INAUGURADA EM CAXIAS



Unidade da Mangueirinha é a 37ª UPP do Estado e vai beneficiar 22 mil pessoas de cinco comunidades

A 37ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Estado e a primeira fora da capital foi inaugurada nesta sexta-feira (7/2), no bairro Centenário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A UPP Mangueirinha vai beneficiar mais de 20 mil pessoas de cinco comunidades: Mangueirinha, Pedra do Sapo, Corte 8, Santuário e Centenário. A região, que já contava com uma Companhia Destacada desde agosto do ano passado, era patrulhada por 180 policiais e agora passa a contar com 220 homens. Além da sede da UPP, que ficará no topo da comunidade, haverá ainda quatro bases avançadas de apoio.

Para o governador Sérgio Cabral, já houve uma evolução grande desde a instalação da Companhia Destacada e a tendência é que os moradores tenham ainda mais qualidade de vida.


– Aqui estamos falando de mais de 20 mil pessoas. Com a UPP, vem a atividade econômica, uma vida nova, a tranquilidade das famílias, uma conquista. Vamos avançar tanto na Baixada quanto em São Gonçalo, Niterói e na cidade do Rio de Janeiro. Temos um processo de pacificação em curso desde 2008 e vamos continuar neste processo – afirmou o governador, que ainda disse que estuda, junto com a Secretaria de Segurança, aumentar o efetivo de policiais em algumas UPPs, além de melhorar a estrutura física das bases.


De acordo com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a UPP Mangueirinha pode se tornar um modelo para as outras unidades do Estado.


– A gente vem neste processo há cinco anos e este local tinha altos índices de criminalidade. Pelo que vi aqui, sei que esta UPP pode se tornar um modelo. Pelo que já vi de obras, lazer, asfaltamento, regresso das crianças para as escolas. Acho que a Unidade de Polícia Pacificadora é um passo para que tudo isto aconteça – disse Beltrame.

A instalação da Companhia Destacada, em 2013, para o comandante-geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, vai facilitar o trabalho de aproximação dos policiais na comunidade.


– A gente já chega em uma área retomada, estabilizada. O relato dos policiais que estavam aqui aponta pra uma recepção muito grande da população. O nosso desafio é fazer a aproximação com a comunidade. É um trabalho de integração, buscando as associações de moradores, buscando as pessoas para facilitar ainda mais este trabalho de estabilidade – explicou o coronel.


Com dez anos de experiência na Polícia Militar, o capitão Bruno Leite passou pelas UPPs da Cidade de Deus, Chatuba e Complexo do Alemão antes de ser escolhido para comandar a unidade da Mangueirinha. De acordo com ele, o mais importante é fazer com que a população participe do processo de pacificação.


– O principal é fazer com que a população participe das reuniões comunitárias mensalmente para que possamos ouvir as demandas. O objetivo principal é garantir a segurança para que as iniciativas pública e privada possam entrar no Complexo da Mangueirinha e melhorar a qualidade de vida das pessoas – afirmou o comandante.


Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro / Texto de Suzane Lima / Foto : Marcelo Horn e Bruno Itan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!