Começou hoje (02/12) a primeira etapa do trabalho social realizado nas famílias moradoras em áreas de risco ou insalubres, que serão contempladas no empreendimento Haroldo de Andrade 1, 2, 3 e 4, em Barros Filho, na Zona Norte do Rio. O conjunto habitacional faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, coordenado pela Secretaria de Estado de Habitação, por meio da Cehab (Companhia Estadual de Habitação). Está previsto que os trabalhos preliminares sejam feitos em quatro etapas. As famílias convocadas já estão sendo atendidas no Guadalupe Country Clube.
Durante o encontro, os futuros moradores recebem um kit com uma planta de localização do empreendimento, especificações técnicas, memorial descritivo, minuta do contrato, cartilha com orientação para contratação, minuta de convenção de condomínio, minuta de regimento interno, cartilha “Morar e Viver em Condomínio”, termo de recebimento do imóvel e critérios para sua vistoria e opção de escolha das unidades. O trabalho social será concluído até a próxima sexta-feira (6/12) e as novas unidades estão previstas para serem entregues no dia 9 de janeiro de 2014.
A auxiliar de serviços gerais Deise Gomes de Oliveira está ansiosa pela mudança. Ela vive há sete anos com a filha, de 12, em um galpão abandonado, na Rua Equador. Sofre ação de despejo e não tem para onde ir. Agora, se emociona ao ver que o sonho da casa própria vai virar realidade.
- Eu não tinha onde morar e estava sozinha com minha filha, na época com apenas cinco anos. Foram sete anos difíceis, dormindo em uma casa improvisada, com infiltrações e goteiras toda vez que chove. Agora tudo vai mudar e eu terei como garantir uma vida mais digna para minha filha – diz.
Quem também comemorou foi a desempregada Simone Guarilha Gonçalves. Ela tem 36 anos, nove filhos, e mora na rua, embaixo de um viaduto em Higienópolis com toda a família. Grávida do décimo filho sente-se mais aliviada por saber que o caçula nascerá sob um teto.
- A vida na rua é muito dura. A gente dorme e os ratos andam em cima da gente. Barata também. Para piorar, vivemos à margem de um rio e quando enche ainda leva as poucas coisas que juntamos. Agora chegou a nossa casa. É a bênção – emociona-se.
O casal Jéssica da Costa Barreto e Ismael da Silva Gama Neto não conseguem conter a ansiedade de fazer logo a mudança para a casa nova.
- Nós temos três filhos e moramos em um barraco de madeira com um quarto, sala e cozinha, mas as paredes são de cortina. Agora teremos um lar de verdade, não vejo a hora de me mudar. Visitei o apartamento e já até sei como vou organizar meus móveis – comemora.
Fonte: Secretaria de Estado de Habitação - SEH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!