Encontro promoveu uma troca de experiências entre Brasil e Quênia
A Subsecretaria de Políticas para as mulheres (SPMulheres-RJ) recebeu, nesta segunda-feira (04/11), a visita de representantes da Fundação Ford, do escritório do Brasil e de Nairobi, no Quênia, para troca de experiências de políticas para as mulheres, com foco no enfrentamento à violência. A agenda incluiu, após o encontro na sede da subsecretaria e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), uma visita ao Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) Márcia Lyra, e à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM Centro).
“Foi uma troca de experiências sobre o atendimento humanizado, qualificado e adequado das mulheres que estão em situação de violência. É importante que pessoas que atuam na política de um país com uma democracia tão recente, vejam de perto a nossa experiência, nossas conquistas, as conquistas das mulheres brasileiras”, destacou a Subsecretária de Políticas para as Mulheres, Adriana Mota.
A visita à DEAM foi recepcionada pela delegada Célia Rosa, que explicou o funcionamento da primeira delegacia especializada de atendimento à mulher do estado, localizada no centro do Rio, que realiza cerca de 400 ocorrências por mês. Já durante a visita ao CIAM Márcia Lyra, o primeiro Centro Integrado de Atendimento à Mulher do Estado, a psicóloga Maria Augusta Fischer, contou como é feito o atendimento e acompanhamento à mulher vítima de violência no centro de atendimento que contabiliza atualmente quase 18.000 mulheres atendidas desde sua inauguração.
“Queríamos conhecer de perto o funcionamento da DEAM, é uma experiência muito rica que podemos adotar em nosso país. Também gostamos muito de saber que aqui no Brasil existe um conselho nacional, onde conselhos estaduais e municipais são vinculados, com participação da sociedade civil, para discutir a situação da violência contra a mulher. É mais um espaço de debate importante que conhecemos, que não temos lá em nosso país”, analisou o apoiador da Ford, Simon Ndubai.
O encontro teve a participação da representante da Fundação Ford no Brasil e ex-Ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, da responsável pelo escritório da Ford em Nairobi (que reúne 3 países: Quênia, Uganda e Tanzânia), Monica Aleman Cunningham, e quatro apoiadores da Fundação Ford do Quênia, George Wanyonyi, Paul Kuria e Simon Ndubai. Da equipe que cuida das políticas para as mulheres no estado, compareceram, a Secretária Executiva do CEDIM, Susana Cabral, a Superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Marcelle Lyra, e a representante da Superintendência de Políticas Intersetoriais para Mulheres, América Pires.
A Fundação Ford é uma entidade sediada na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, criada para financiar programas de promoção da democracia e redução da pobreza. Com o objetivo de apoiar e fortalecer as organizações e redes de mudança social, a entidade faz doações em todos os 50 estados, e por meio de 10 escritórios regionais em todo o mundo, apoiando programas em mais de 50 países.
Fonte: Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!