quarta-feira, 23 de outubro de 2013

COMPLEXO DO LINS RECEBE PRIMEIRA AÇÃO SOCIAL APÓS OCUPAÇÃO

Iniciativa estadual oferece serviços gratuitos de atenção básica a moradores da região

O Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, recebeu nesta quarta-feira (23/10) a primeira ação social após a ocupação das comunidades, que ocorreu no início do mês. Promovido pela Secretaria de Assistência Social, o projeto Direito de Tod@s ofereceu serviços gratuitos aos moradores da região. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Trabalho, Detran, Procon, FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), entre outras instituições. Cerca de mil pessoas foram atendidas pela iniciativa.

Realizado na quadra da Escola de Samba Lins Imperial, o evento disponibilizou serviços de atenção básica como acesso a documentações com isenção de taxas, emissão de carteiras de identidade e de trabalho, balcão de empregos, cadastramento no Sistema Único de Serviço Social (SUAS), além de tendas para corte de cabelo, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Esta é a 14° ação do Estado realizada este ano.

– É importante que a gente traga o Governo do Estado e as ações sociais para próximo da comunidade, permitindo que o exercício da cidadania. Existe uma demanda nesta região e, por isso, a iniciativa vai beneficiar muito estas pessoas. Caso a procura seja muito grande, podemos fazer a ação novamente na região, em outra data – explicou o secretário de Assistência Social, Zaqueu Teixeira.

A moradora do Complexo do Lins Mayara Elizabeth Líbano, de 15 anos, aproveitou a oportunidade para retirar a primeira via de sua carteira de trabalho. Com o documento em mãos, a estudante da 8ª série pretende concorrer a uma vaga de estágio em uma rede de salões de beleza.

– Vim tirar a carteira de trabalho porque estou interessada em uma vaga de estágio na área de beleza e estética. Esta ação facilitou muito a minha vida porque, além de ter resolvido tudo rapidamente, não precisei me deslocar de ônibus até o centro da cidade – disse a adolescente.

Já o aposentado Sérgio de Bendersky, de 80 anos, buscou o auxílio do projeto para solicitar a segunda via de sua certidão de casamento e também da carteira de identidade. Para ele, a ação social é importante porque fornece orientação para os moradores da região.

– Eles já dão todas as informações e orientações necessárias para colocar a documentação em ordem, e isso é muito útil, principalmente, para as pessoas que não têm muita instrução – afirmou Sérgio, que mora há 40 anos no Lins.


Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social  do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!