Feira Afro-brasileira será lançada no Renascença Clube
Com o tema “Gastronomia, Cultura e Arte”, a 1ª Feira Afro-brasileira será lançada no Renascença Clube, no domingo (29/09), a partir das 12h30. Localizado no Andaraí, Zona Norte do Rio, o clube conta com o apoio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para a realização do evento.
A feira, gratuita, será aberta pelo grupo “Quinteto de Metais” da Escola de Música Baden Powell e terá a presença do secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca; do presidente da Faetec, Celso Pansera; e do presidente do Renascença, José Evangelista.
O objetivo é reunir artistas, artesãos, empresários e profissionais do ramo da Gastronomia e Beleza para discutir empreendedorismo étnico e também expor suas produções. A ideia é fortalecer a produção cultural afrodescendente e a geração de renda.
– Apoiando ações como esta, o governo dá mais um passo no combate ao racismo e na disseminação de uma educação antirracista – ressalta o secretário.
Um dos destaques da Feira é a aula show com a participação de um 'chef' francês e outro brasileiro, mostrando as diferenças entre a feijoada e o 'cassoulet' (feijoada francesa). Para as atividades culturais, estão previstas mostras de artesanato, cabelo e acessórios; degustação de menu afro-brasileiro com bolinho de feijoada, feijão vermelho com farofa de dendê e frango ao amendoim com arroz de coco; e oficinas com dicas de maquiagem. Rodas de samba e jongo também estão incluídas na programação.
– A Fundação incentiva práticas e ações educacionais voltadas para uma sociedade mais justa e inclusiva. Nossa participação visa fomentar iniciativas empreendedoras em prol da valorização do negro – explica o presidente da Faetec, Celso Pansera.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!