segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ministra convida conferencistas cariocas a pensar novas estratégias para efetivação das políticas de promoção da igualdade racial

Palestra foi proferida sexta-feira (23/08) na abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro. Etapa teve a participação de 398 delegados e delegadas eleitos em 41 conferências municipais
Ministra convida conferencistas cariocas a pensar novas estratégias para efetivação das políticas de promoção da igualdade racial
Palestra foi proferida sexta-feira, na Conferência de Igualdade Racial do Rio de Janeiro
 
A ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) convidou os 398 delegados e delegadas do Rio de Janeiro a pensar novas estratégias para a efetivação de políticas públicas como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que foi instituída em 2009 pelo Ministério da Saúde. A declaração foi feita sexta-feira (23/08) na solenidade de abertura da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Conepir), que teve também a participação do presidente da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura, Hilton Cobra, e da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

A cerimônia teve anda a presença da deputada estadual e presidente da Comissão de Combate ao Racismo, Rosângela Gomes, e do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Paulo Roberto, além do superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias, e do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, que anunciou que o Comitê Intersetorial de Comunidades Quilombolas deverá ser criado e instalado até 20 de novembro deste ano.

“Está na hora de pararmos de tirar propostas nessas conferências apenas para o governo federal. Temos que provocar os governos locais, tirar propostas para o legislativo, para o judiciário e para todas as instâncias que têm poder de decisão sobre as questões que afetam a população negra”, declarou a ministra ao fazer um balanço das duas conferências que antecederam a III Conapir, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília-DF, sob o tema Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo.

“Na I Conferência em 2005, tratamos do tema ‘Estado e sociedade promovendo a igualdade racial’. Dessa conferência, saiu uma grande lista de propostas que hoje estão organizadas em torno do plano nacional de promoção da igualdade racial. Aquele foi o momento da SEPPIR se organizar. Na segunda, tratamos dos ‘Avanços e desafios, das perspectivas da política de igualdade racial, momento em que havia a expansão dos órgãos estaduais e municipais de igualdade racial, por um lado, e por outro, um intenso debate em torno da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial”, explicou.

De acordo com a chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a diferença da conjuntura em que será realizada a terceira Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em primeiro lugar é o fato de o movimento negro ter ampliado a sua forma de expressão. Em segundo lugar, ela destacou o protagonismo das comunidades quilombolas e de matriz africana que entraram definitivamente no debate sobre políticas públicas. “São novos atores que vieram trazer, de um outro lugar, uma outra perspectiva para a questão do racismo no Brasil e a promoção da igualdade racial”, completou a ministra.

“Não somos mais os mesmos que éramos em 2009”, disse ainda a ministra, lembrando que o censo do IBGE define oficialmente que os negros são mais de 50% da população brasileira, dado que, segundo afirmou, muda muito a maneira como a agenda racial é colocada na sociedade.

III Conepir
Em consonância com a temática central da III CONAPIR, a conferência do Rio teve o tema ‘Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por um Estado e um Brasil Afirmativos’. Para chegar à etapa estadual, foram realizadas 41 Conferências Municipais, em todas as regiões do estado, que elegeram 398 delegados.

Segundo o superintendente Marcelo Dias, todos os municípios da região metropolitana realizaram conferências municipais e a região representa 75% da população. “Em todas as regiões aconteceram um número expressivo das etapas municipais, atingindo mais de 50% dos 92 municípios do estado. Com isso mobilizamos cerca de 3.800 militantes da causa, fazendo com que o diálogo avance, as cidades que ainda desviam os olhares para a questão da igualdade racial passam a trazê-la para suas pautas, discussões e estratégias”, pontuou o superintendente.

Sobre a III Conapir 
A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Participam do evento cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem de 8 a 30 de agosto, debatem os assuntos que destrincharão o grande tema central da III Conapir: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.
 
Fonte: SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!