quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Comunidade de Manguinhos recebe Casa Rio Digital Papa Francisco


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira (14/08) a Casa Rio Digital Papa Francisco, na comunidade Mandela II, em Manguinhos, visitada pelo pontífice durante a realização da Jornada Mundial da Juventude, no mês passado. 

Com um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos da cidade, os moradores do Mandela II vão poder participar de cursos de  Alfabetização Digital", "Tecnologia e Comunidade" e "Tecnologia do Trabalho", além de acessar a internet em banda larga para tarefas de trabalhador autônomo e para o lazer.

A nova Casa Rio Digital Papa Francisco, construída no terreno onde fica a Capela São Miguel Arcanjo, é uma parceria entre a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) e a Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, comemorou a inauguração da 26ª Casa, a quinta em parceria com a Pastoral do Menor.

- Com uma visão de generosidade e de futuro, este espaço é superabençoado pela Papa Francisco e por Orani Tempesta. Saúdo a participação entusiástica da comunidade. Este espaço é de vocês e continuamos juntos - disse.

O cônego Manoel Manangão classificou a Casa Rio Digital como um legado da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio no mês passado com a presença do Papa e de milhões de peregrinos:

- Aqui é um espaço para que as pessoas tenham outro olhar para o mundo. É uma maravilha se unir a pessoas a fim de fazer a diferença e construir uma sociedade mais justa e mais unida.

As "Casas Rio Digital" são espaços de capacitação on-line e presencial distribuídos pela cidade. Atualmente são 25 espaços em funcionamento, equipados com microcomputadores e equipamentos multimídia, conectados à internet em banda larga. Estes locais são utilizados diariamente para cursos e oficinas nas áreas de tecnologia de rede, tecnologia do trabalho e tecnologia voltada para atividades comunitárias.

Lorhane Roberta, de 14 anos, foi a primeira a sentar em uma das mesas da recém-inaugurada Casa Digital. Ela estava animada com a novidade perto de casa e ansiosa para entrar na Internet:

- Tenho até computador em casa, mas sem internet. Fica desligado o tempo todo. Como moro aqui em frente, se puder, não sairei mais daqui. Vou fazer os cursos e também acessar meus e-mails. Com a Internet disponível, vou poder fazer pesquisas de escola também - comemorou a aluna do ensino fundamental de uma escola local.

As Casas Rio Digital têm acordo de cooperação técnica com as empresas Intel e Cisco. O espaço também pode ser utilizado pelo cidadão para navegação na internet, ter um endereço de correio eletrônico, estudar, trabalhar e para o lazer.


Cursos

Os cursos de "Tecnologia e Comunidade" e "Tecnologia do Trabalho" são direcionados, respectivamente, para aprendizes com pouco conhecimento em informática e para quem apresentar nível intermediário de conhecimentos no mundo virtual. As atividades e projetos executados nos cursos envolvem o tema comunidade e priorizam a utilização do computador como ferramenta profissional.


O curso de "Alfabetização Digital", por sua vez, é direcionado para quem ainda não utiliza o computador em seu cotidiano. As aulas vão desde identificar cada peça do computador, a como acessar a internet e navegar no mundo virtual utilizando as ferramentas disponíveis.


Os cursos fazem parte do programa "Intel Aprender", que procura desenvolver nos jovens o pensamento crítico, a disposição para o trabalho em equipe e o espírito de colaboração. O conteúdo do programa explora as
ferramentas tecnológicas a partir de atividades e projetos adaptados às realidades das comunidades onde moram os alunos. A idade mínima para fazer os cursos é de 12 anos e para os candidatos com idade inferior a 18 anos é necessária a apresentação da documentação dos responsáveis.


Parceria

Esta é a quinta Casa Rio Digital que a SECT inaugura em parceria com a Pastoral do Menor. As outras comunidades beneficiadas foram Gardênia Azul (Jacarepagua), Campinho e Parada de Lucas (Zona Norte) e Paciência (Zona Oeste).


Junto com a Pastoral, a SECT também lançou, no final do ano passado, o projeto "Passaporte da Cidadania", que consta de uma Casa Rio
Digital adaptada em um ônibus. O objetivo é ser itinerante e utilizar a tecnologia da informação e a cultura digital como fator de sedução para retirar crianças e jovens das ruas, principalmente os usuários de crack.


O "ônibus digital" possui uma sala com 10 computadores, impressora, projetor e telão para acesso à internet, cursos e exibição de vídeos. Os cursos tem sua metodologia pedagógica adaptada à realidade da população de rua. A meta inicial é atender, em um período de dois anos, cerca de 200 pessoas e suas famílias.


Os locais já beneficiados pelas Casas Rio Digital são Rocinha, Maré, Complexo do Alemão, Pedra de Guaratiba, Ilha do Governador, Santa Cruz, Realengo, Vila Kennedy, Conjunto João XXIII, Centro, entre outros. Em 2012, foram 16.702 acessos e 971 pessoas se capacitaram nos cursos ministrados nestas casas. 

Fonte: Portal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!