segunda-feira, 15 de julho de 2013

SEPPIR e MEC discutem implantação do Comitê de Acompanhamento da Lei de Cotas

Gestores dos dois ministérios definiram providências para instalação da instância que vai possibilitar visão mais abrangente do ingresso de jovens negros nas universidades e instituições federais

O Comitê de Acompanhamento e Avaliação das Reservas de Vagas nas Instituições Federais de Educação Superior e de Ensino Técnico de Nível Médio vai permitir uma visão mais abrangente do processo de implementação da Lei Nº 12.711/2012, a chamada Lei de Cotas. Essa é a opinião da secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Angela Nascimento.

Nesta quinta-feira (11/07), ela se reuniu com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MES), Paulo Speller, com quem discutiu as providências a serem adotas para instalação do Comitê de Acompanhamento da Lei de Cotas.

Segundo Angela, o Comitê fará o acompanhamento sistemático do número de alunos que ingressam nas instituições de ensino superior pela Lei de Cotas, e do s q impactos da ação afirmativa em seus vários aspectos. “Será uma instância cujo trabalho vai permitir ao Governo Federal avaliar a efetividade da política e projetar outras iniciativas que igualmente contribuam para o arrefecimento das desigualdades no Brasil”, afirmou.

A secretária, que esteve acompanhada do gerente de Programas da SEPPIR, Luiz Barcelos, lembrou que a Lei de Cotas deverá provocar um incremento quantitativo no ingresso de estudantes negros nas universidades e cursos técnicos. “Para a SEPPIR, São ações afirmativas que produzirão novas perspectivas na vida de milhares desses jovens e de suas famílias, promovendo a equidade para o alcance da igualdade racial”, declarou.

Previsto no Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012, o Comitê será implementado sob a coordenação do MEC, que terá dois representantes na instância, além dos dois representantes da SEPPIR e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com a possibilidade de participação de convidados.

Fonte: SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!