domingo, 26 de maio de 2013

Macaé (RJ) realiza Fórum preparatório para III CONAPIR


I Fórum de Promoção da Igualdade Racial acontece nesta terça na Cidade Universitária
Macaé (RJ) - Na terça-feira (28), às 14 horas, será realizada na Cidade Universitária, o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial, uma etapa preliminar da Conferência Municipal da Igualdade Racial. As inscrições serão feitas no local. Na programação do evento, palestra sobre quatro eixos da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), convocada para o período de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”.

 A palestra “Estratégias para o enfrentamento do racismo através das políticas de desenvolvimentos”, será ministrada pelo professor da UFRJ, Elói Ferreira, que foi ministro da Igualdade Racial e presidente da Fundação Palmares. Ela será seguida da explanação da professora do Instituto Federal Fluminense (IFF), Rosália Lemos, sobre “Política da Igualdade Racial no Brasil: avanços e desafios”.

Ainda a professora Conceição de Maria Rosa, que foi subsecretária de Educação de Macaé e a professora Glice Ramos, representante do Movimento Sindical da CUT e presidente do Sindicato dos Professores do Estado, tratarão da “Participação política e controle social: igualdade social nos espaços de decisão”. Já o superintendente de Promoção da Igualdade Racial do RJ, Marcelo Dias, tratará dos “Arranjos Institucionais para assegurar a Política da Igualdade”.

Essas palestras vão contribuir para qualificar para a participação nos grupos temáticos que serão formados durante a Conferência Municipal da Igualdade Racial, que será realizada nos dia 3 e 4 de julho.

Também os gestores têm se preparado para a Conferência Municipal participando da programação nacional. Em 13 de maio, o encontro de autoridades do setor aconteceu no Palácio Guanabara, no Rio, com a presença da ministra-chefe da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Bairros; do governador do Estado, Sérgio Cabral, do superintendente de Promoção da Igualdade Racial do RJ, Marcelo Dias, e de representantes de movimentos sociais e de órgãos do poder executivo de vários municípios.

Durante o evento foi apresentado o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Ocorreu ainda a assinatura de um convênio com a Defensoria Pública do Estado em prol do combate à intolerância religiosa de matrizes africanas, com o objetivo de facilitar o encaminhamento de denúncias. Também aconteceu a assinatura para reserva de cotas para o Colégio de Aplicação da UERJ e para a Faetec.

Com a organização da Conferência Municipal, os participantes poderão se habilitar para a III Conferência Estadual da Igualdade Racial, que acontecerá nos dia 26 e 28 de agosto, convocada também no encontro do último dia 13.

A primeira ação do atual governo de preparação para as conferências do segmento foi o I Encontro de Ações Afirmativas, realizado em 21 de março. Na última terça-feira (21), aconteceu também um seminário para orientar os servidores municipais para o trato com a diversidade.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!