domingo, 18 de novembro de 2012

EMPODERAR É DAR PODER


                                        Ministros elegem Barbosa como novo presidente do STF

Em uma eleição protocolar, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmaram nessa quarta-feira (10) Joaquim Barbosa, 58, como o próximo presidente da Corte. Ele ocupará o cargo por dois anos e será o primeiro negro a assumir a presidência do Supremo.

Barbosa assumirá em novembro, com a aposentadoria compulsória do atual presidente,          Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos. O ministro Ricardo Lewandowski também foi escolhido como vice-presidente do tribunal.

A tradição no Supremo recomenda a escolha para presidir o STF do ministro mais antigo na casa que ainda não ocupou o cargo. Ele será o 44º presidente do STF, se contado o período da República. Durante o Império, quando o STF era chamado de Supremo Tribunal de Justiça, houve 11 presidentes.



UM NOVO TEMPO PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


O presidente democrata Barack Obama, foi reeleito e ficará por mais 04 anos à frente da Casa Branca, com o atual vice Joe Biden.
 



Obama traz uma expectativa por mudanças ainda não construídas na história dos EUA

Barack Hussein Obama
51 anos
44º presidente dos Estados Unidos
Partido Democrata

Barack Obama é casado com Michelle, com quem tem duas filhas, Malia e Natasha. Filho de um queniano e uma americana do Kansas, ele nasceu no Estado do Havaí, em 4 de agosto de 1961, e passou parte da infância em Jacarta, na Indonésia, para onde a mãe se mudou após o segundo casamento.

Ao  retornar aos Estados Unidos, estudou no Havaí, em Nova York e Massachussets, onde se formou na Universidade de Harvard, antes de se mudar de vez para Chicago, onde conheceu Michelle. Foi organizador comunitário e instrutor de direito constitucional na Universidade de Chicago até ser eleito senador estadual de Illinois, em 1996, e senador dos Estados Unidos, em 2004.

Na disputa deste ano, que seguiu com o lema “CHANGE AND HOPE” (Mudança e Esperança), que estampou os cartazes do democrata 04 anos atrás, foi deixado de lado.
Em seu lugar, Obama adotou um discurso baseado na confiança e pediu aos eleitores que reconhecesse seus feitos no primeiro mandato e lhe dessem mais tempo para recuperar o país.
A eleição de Obama aponta para uma quebra de paradigmas responsável por uma transformação das imagens que sacramentavam os EUA como uma nação hegemonicamente racista. Porém, muito ainda há de ser feito e refletido pela Sociedade que anseia por mudanças sociais, o fim ou o começo de certas coisas demanda o tempo necessário para o consumo e reflexão do fato histórico. Em seu discurso, Obama declarou: “Quero agradecer a todos os americanos que participam desta eleição. Nesta noite, vocês nos lembraram que, embora a estrada tenha sido difícil, fizemos nosso trabalho”, afirmou.
“Nós lutamos e sabemos, em nossos corações, que, para os Estados Unidos, o melhor ainda está por vir. Eu nunca estive tão esperançoso quanto ao futuro do país.” O presidente reeleito disse ainda que volta à Casa Branca mais inspirado do que nunca.

PARA REFLETIR...
 O mês de Novembro nos traz à reflexão sobre o objetivo da instituição do Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro. 
A data foi escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, em 1695. Seu objetivo é fazer refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial. 
Além da festa e da lembrança histórica, a data foi idealizada para marcar e abrir o debate sobre as políticas de ações afirmativas para o acesso dos negros, ao que um Estado democrático de direito deve oferecer a todo e qualquer cidadão: direito à educação (inclusive superior), à saúde, à justiça social, entre outros aspectos.

Mesmo que o mito da democracia racial brasileira seja cantado em verso e prosa por todos os cantos desse mundo domesticado, pelo pensamento politicamente correto, precisamos ter consciência de que as feridas abertas por três séculos pelo regime escravocrata no Brasil ainda precisam ser sanadas verdadeiramente; assim como o déficit social e a carga de preconceito que o rastro desse longo período deixou. 


O RIO E A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA SE MOBILIZAM MAIS UMA VEZ CONTRA REDIVISÃO DOS ROYALTIES 

 
Ir às ruas para protestarmos contra este absurdo é o dever de todos os Cariocas, de acordo com o deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ), que integra o grupo de trabalho que discute a questão dos royalties na Câmara e que se mantém contrário a proposta aprovada pelos demais parlamentares, diz que é importante que todos estejam reunidos para impedir a redivisão. “A aprovação do projeto de lei 448/2011, que trata da partilha dos royalties, representa um verdadeiro assalto ao Rio de Janeiro”, lamenta o deputado. O projeto prejudica não apenas a previsão de recursos do estado, mas também compromete a atual receita. Ele destaca que no caso do Rio, 67% desses recursos são usados para o pagamento de aposentados e pensionistas.
PMDB AFRO RJ convoca a toda população, militantes, os  setores de articulação e implementação das Políticas de Promoção Racial e demais organizações da Sociedade Civil para participar da passeata em defesa do Rio no próximo dia 26, às 14h, na Praça da Candelária, no Centro.


Fiquem ligados no BLOG OFICIAL DO PMDB AFRO ESTADUAL


JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

PMDB AFRO RIO DE JANEIRO

Por Mara Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!