quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

COUTINHO NAS REDES SOCIAIS


REDES SOCIAIS A VOZ DO POVO NA REDE

As redes sociais têm se apresentado como eficientes ferramentas para mobilização popular na organização de atos públicos e de disseminação da informação
O avanço tecnológico e o acesso à informação têm, sem dúvida, aproximado as pessoas que emitem opiniões convergente.
Saber se comunicar por tais recursos é garantir dentro deste universo, a participação de pessoas comuns que se identificam com o discurso postado ,fotos ou imagens compartilhadas,como no caso da campanha popular iniciada esse mês no FACEBOOK,apoiando a idéia : "Jorge Coutinho para Ministro da Cultura."
A manifestação já  foi compartilhada por diversas pessoas,assim como fotos e imagens com os dizeres:
JORGE COUTINHO PARA MINISTRO DA CULTURA.
CONFIRA O QUE TEM SIDO DIVULGADO NA REDE E SINTA-SE A VONTADE PARA COMPARTILHAR!

Hoje pela manhã lendo uma nota em uma das minhas redes sociais, me fiz essa pergunta.

POR QUE NÃO UM MINISTRO DA CULTURA NEGRO?
E por que tantas manifestações e surpresas quando um negro ou uma negra ocupa um lugar de destaque na sociedade?

Em 2011 a angolana Leila Lopes, foi eleita MISS UNIVERSO, negra e belíssima Leila encantou o mundo com sua elegância e simpatia.
O maior jogador de futebol da história conhecido em todo mundo como REI PELÉ é negro e o presidente da maior potencial MUNDIAL?
Negro!
Mas sabemos que não foi sempre assim, durante anos e anos, lutamos pela igualdade racial, muita coisa tem evoluído, mas muito ainda falta acontecer.
O racismo, o preconceito, os rótulos infelizmente ainda fazem partem da “cultura” de nosso país.
CULTURA?

Sim chegamos exatamente onde eu queria: na cultura do nosso país, na história do nosso povo, da nossa raça, das nossas raízes,origens. Penso que por tudo isso pessoas como JORGE COUTINHO fariam toda diferença à frente de um ministério tão importante e desvalorizado pelo nosso Brasil.

E por que um negro faria tanta diferença, ocupando o MINISTÉRIO DA CULTURA?

Porque cultura não é somente, dança, teatro, TV, rádio, música, literatura, circo, cultura vai muito, além disso. Não é apenas cuidar dos interesses da classe ARTISTICA de um país.
Cultura é resgatar a identidade de um povo.
O Brasil, por exemplo, é rico em manifestações artísticas, crenças e costumes, cada estado ou até mesmo cidade, tem suas tradições, comidas típicas e sotaques diferentes.
Isso também é cultura.

Cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

E A CULTURA DO NEGRO EM NOSSO PAÍS?

Anda esquecida, tudo que se fala quando citamos cultura afro é: “ Que o negro era escravo, sofreu em navios negreiros, não era valorizado e muitos acham que a única manifestação popular era Capoeira,jongo,comidas tipicas e religiões africanas.”
Pelo menos o que vemos na maioria das comemorações AFRO é isso.
Mas afirmo O NEGRO É MUITO MAIS. Suas tradições são ricas em detalhes, mas pouco divulgada, quem já teve oportunidade de visitar a África sabe bem do que estou falando.
As vestimentas, a música, as cores, os cabelos, os acessórios, os enfeites, tudo incrivelmente original e belo. Mas grande parte da nossa população nunca terá acesso a nada disso.
Até existem núcleos no Brasil, fundações, entidades que procuram manter toda essa história viva, mas ainda é muito pouco.
Mas e se tivéssemos um ministro que apoiasse por que sabe o valor de tudo isso?
Poderíamos então mostrar a toda população que o ministério em questão vai muito além, não queremos apenas apoio a classe artística. Queremos nossa pátria amada,idolatrada sendo exemplo internacionalmente como uma pátria que valoriza suas raízes.

E quem são nossas raízes?


E é exatamente por isso que penso que um ministro da cultura NEGRO faria toda diferença.



SIM, É VERDADE,JÁ TIVEMOS UM MINISTRO DA CULTURA NEGRO,MAS POR QUE INSISTIMOS QUE JORGE COUTINHO COMO REPRESENTANTE DA CULTURA FARÁ TODA DIFERENÇA?

Não citamos Coutinho apenas por ser negro,mas por ser um homem de multiplos talentos, muita fibra.
Coutinho além de ser um representante negro, tem um currículo impecável. Desde 1958, ele já respirava arte.
Munido de talento e ousadia, se fez presente na criação do movimento do Cinema Novo e do Grupo Opinião, grupo que foi responsável pela divulgação da música dos compositores populares que após se tornaram conhecidos na elite.
E quanto a criticas sobre a possível indicação:
Na minha humilde e sincera opinião, acho que a definição da palavra política diz tudo:
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados;
E política, nosso grande Jorge Coutinho sabe fazer muito bem.
Para mim política é defender os INTERESSES do povo, isso significa que quem faz um trabalho sério não tem inimigos,mas apenas adversarios ou aliados.
E se o governo nos der a oportunidade de termos um negro na cultura e se for JORGE COUTINHO, (torço para que seja) por que não?
Lendo a nota publicada hoje, escrita pelo presidente do SATED RJ, vejo que sua prioridade é o povo, entendi  que agora é hora deixar as diferenças de lado e priorizar a nação,afinal é isso que os políticos comprometidos com a verdade fazem.

COUTINHO NO MINISTÉRIO DA CULTURA, EU APOIO!
  
Bia Pias


Imagem Vinícius Fragoso



PMDB AFRO -RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita no nosso blog muito nos honra. Obrigado!